Downloads

Livros

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Veja as nossas publicações.

 "A Lei A Favor da Vida" Entendendo o Livro do Deuteronômio (2020). O livro do Deuteronômio contém várias leis: leis sociais em favor dos pobres (Dt 24,19-21); leis desumanizadoras que justificam a opressão e a escravidão de mulheres e crianças (Dt 20,10-14); leis de centralização a serviço do poder e do lucro (Dt 12,2-7); a lei do Deus violento e castigador (Dt 13,7-12). Para encontrar a Palavra de Deus neste livro, precisamos entender cada lei dentro do seu contexto e sempre questionar: essa lei é a favor da vida?

"Jesus Cristo Veio Na Carne É De Deus" (1 Jo 4,2) Entendendo a Primeira Carta de João (2019). Testemunhar Jesus feito carne (1 Jo 4,2) é o principal tema da primeira carta de João, e, ao mesmo tempo, o ponto crucial de conflito na comunidade. Porque alguns membros não reconhecem Jesus. "Verbo encarnado", que viveu amando e servindo ao próximo. São chamados de "Anticristo" (1 Jo 2,18) que afirma: a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal sobre Cristo, que é só de Espírito. Separam a fé em Jesus Cristo da vida prática: "ame-mo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus" (1 Jo 4,7).

"A Sabedoria É Um Espírito Amigo do Ser Humano" (Sb 1,6) Caminho Para a Justiça e a Vida Entendendo o Livro da Sabedoria (2018). "Amem a justiça, que vocês julgam a terra. Tenham bons pensamentos sobre o Senhor e o busquem na simplicidade do coração. A Sabedoria é um espírito amigo dos seres humanos" (Sb 1,1.6). O livro da Sabedoria ensina a verdadeira Sabedoria (Espírito e Palavra) de Deus, o "amigo da vida" (Sb 11,26). Ela conduz a humanidade, como na história do êxodo (Sb 10-19), à felicidade, paz, vida e salvação, pela prática da justiça: "Porque a justiça é imortal" (Sb 1,15).

Para Que N'Ele Nossos Povos Tenham Vida: "Anunciar o Evangelho e Doar A Própria Vida" (1Ts 2,8) Entendendo a Primeira Carta aos Tessalonicenses (2017). Na missão de uma comunidade cristã no mundo greco-romano, marcada pela perseguição e tribulação, a Primeira Carta aos Tessalonicenses propõe a prática da fé, do amor e da esperança. Uma fé ativa na obra de Deus Pai e Mãe, um amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade e uma firme esperança para assegurar a caminhada rumo à construção do Reino da Vida: "Procurem sempre o bem uns dos outros e de todos" (1Ts 5,15).

Defesa da Família: Casa e Terra Entendendo o Livro de Miqueias (2016). "Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito e a justiça? Vocês são gente que devora a crane do meu povo e arranca suas peles" (Mq 3,1-3). "O que Javé exige de você: praticar o direito, amara a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus" (Mq 6,8). Pisando no chão sagrado da comunidade do profeta Miqueias e da tradição que se formou ao seu redor, encontramos um grupo profético que defende a justiça, o direito e a misericórdia. Que o estudo e a reflexão a partir do livro de Miqueias nos inspire na construção do Reino da Vida: " Toda a humanidade, como uma família com a casa comum, deve respirar junto com a terra, a mãe planeta".

 

Permanecei No Meu Amor Para Dar Muitos Frutos (15,8-9) Entendendo o Evangelho de João (2015) ESGOTADO!

Por viver o projeto de Jesus, a comunidade de João viveu uma situação de constante conflito. Além dos conflitos internos, enfrentou forte oposição dos judeus fariseus e do Império Romano: "O mundo odeia e persegue vocês" (Jo 15,18-16,4). Esse desafio fez a comunidade fortalecer, ainda mais, o laço de amor e solidariedade entre as pessoas: "Amem-se uns aos outrso, assim como eu amei vocês" (Jo 15,12). Permanecei no meu amor para dar muitos frutos é um convite para retomar "caminho, a verdade e a vida" de Jesus. Que a vivência da comunidade joanina seja para nós um espelho na vivência do projeto de Jesus e nos ajude a criar espaços para que o Verbo se faça carne entre nós!

 

Deus Conosco: O Messias da Justiça e da Misericórdia Entendendo o Evangelho de Mateus (2014) 

As comunidades de Mateus reconhecem e experimenta Jesus "vivo" em seu meio: Jesus é o Emanuel, Deus conosco! Ele não é um messias poderoso, triunfalista e ritualista, mas é um messias servo com a prática do amor, da misericórdia e da justiça: "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,35-36). Que a leitura e a reflexão do evangelho de Mateus possam provocar em nós e em nossas comunidades um novo entusiasmo em nosso seguimento a Jesus.

 

Caminho Aberto Para O Próximo: Entendendo o Evangelho de Lucas (2013) ESGOTADO!

O evangelho de Lucas foi escrito para pessoas e comunidades localizadas em cidades grandes, com a presença de ricos e pobres. Havia fome de pão, justiça, liberdade e fraternidade. Esse evangelho insiste na misericórdia e na solidariedade com as pessoas excluídas e à margem da sociedade, apresentando a prática de Jesus, que revela o rosto de um Deus amoroso e fraterno. Ainda destaca a necessidade da oração e da conversão permanente, pois a salvação acontece no hoje da história para as pessoas que se abrem aos seus semelhantes. Caminho aberto para o próximo é um convite para retomar o projeto da partilha e da solidariedade com os pobres, os preferidos de Deus: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres" (Lc 4,18).

 

No Caminho de Jesus: Entendendo o Evangelho de Marcos (2012) ESGOTADO!

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8,34). A comunidade de Marcos reforça o ensinamento de que o messianismo de Jesus passa pela cruz porque ele assumiu a causa da justiça até o fim. Seguir Jesus implica aceitar o mesmo caminho, que é o da compaixão, da ternura e da solidariedade com os crucificado da história.

Hoje, somos nós as seguidoras e os seguidores de Jesus, e o nosso espelho é o testemunho das primeira comunidades, registrado nos evangelhos. A leitura, o estudo e a oração do evangelho de Marcos nos desafiam para uma revisão do nosso seguimento de Jesus.

Que este subsídio seja para nós e nossas comunidades um instrumento que nos ajude a reavivar o nosso compromisso com as pessoas que continuam sendo crucificadas.

 

A Caminhada No Deserto: Entendendo o Livro do Êxodo 15,22-18,27 (2011) ESGOTADO!

As narrativas do deserto (Ex 15,22-18,27) foram escritas vários séculos depois do acontecimento. A elaboração final desses textos contém conflitos e dificuldades posteriores da vida do povo de Israel. Independentemente dos grupos que retomaram essas narrativas e fizeram novas interpretações do tempo do deserto, permanece a memória da presença de Deus, que caminha com o seu povo.

O livro A Caminhada No Deserto oferece elementos para entender o contexto em que os textos foram escritos. Refletir sobre a caminhada no deserto é buscar novas luzes para refazermos a nossa travessia hoje e reavivarmos a presença de Deus na partilha, na gratuidade e no respeito à diversidade.

 

Levanta-te e Vai à Grande Cidade – Entendendo o Livro de Jonas (2010)

O livro de Jonas é uma história para instruir e formar a leitora e o leitor sobre a necessidade de romper com uma visão nacionalista e excludente. Jonas é enviado a Nínive, mas recusa a sua missão. No entanto, Javé o coloca novamente a caminho de Nínive. Contra a sua vontade, ele prega a destruição para a cidade. A população acolhe o anúncio e se converte. E Deus se compadece, provocando a ira de Jonas.

O livro Levanta-te e vai à grande cidade é uma ironia contra uma corrente judaica que acreditava que o povo judeu era o único povo eleito e os estrangeiros eram considerados impuros.

Este subsídio quer ser um auxílio para nós e nossas comunidades refletirmos sobre os preconceitos que nos impedem de ir ao encontro de outras pessoas e redescobrir a presença de um Deus de ternura e de misericórdia.

 

Alegrai-vos Sempre No Senhor! Entendendo a Carta aos Filipenses (2009) ESGOTADO!

A comunidade cristão filipoense poder caracterizada como solidária e generosa. Por diversas vezes prestou auxílio a Paulo em suas necessidades. no entanto, na comunidade, parece haver diferenças sociais, reflexo do modelo de sociedade greco-romana. Entre seus membros, encontramos quem possui cidadania romana e quem não a possui, pobres e escravos. Tais divisões provocam conflitos, geram busca dos próprios interesses e disputas internas.

Paulo convida à mudança, proclamando o hino ao Cristo, que assumiu a condição de escravo. A vida cristão consiste em seguir Jesus crucificado e a prática da solidariedade, da misericórdia, da ternura...Daí nasce o testemunho cristão e, como consequência, a alegria.

O livro Alegrai-vos Sempre no Senhor é um convite a todas e todos para que sua alegria esteja alicerçada no caminho oferecido por Cristo Jesus.

 

O Amor Jamais Passará! – Entendendo a Primeira Carta aos Coríntios (2008)

A comunidade cristã de Corinto é formada por pobres e ricos, provenientes de diferentes culturas. Uma comunidade que enfrenta divisões e rixas internas. Diante dessa realidade, Paulo afirma “O que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte”; “Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”; “O amor não procura seu próprio interesse”; “Se Cristo crucificado não ressuscitou, vazia é nossa fé”. Fazendo opção pelas pessoas consideradas “lixo” e “escória” pelo Império Romano, Paulo insiste no caminho de Jesus crucificado e ressuscitado: a vitória do amor, da compaixão e da solidariedade sobre a morte.

O amor jamais passará! Convida todas as pessoas a fazer sua opção pelos fracos e a ser presença do amor e da preferência incondicional de Deus por eles.

 

Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom! Entendendo o Livro de Gênesis 1-11 (2007) ESGOTADO!

Os relatos de Gênesis 1-11, numa perspectiva de fé, apresentam respostas sobre as origens do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essa história é tecida com a sabedoria acumulada de geração em geração, ajudando a renovar a fé e a esperança do povo de Israel.

Este livro contém uma introdução e oito reoteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário ao texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião. A leitura, o estudo e a oração de Gênesis 1-11 nos desafiam para uma revisão da nossa missão de dar continuidade à obra criadora de Deus: cultivar e preservar a vida!

 

Come O Teu Pão Com Alegria! Entendendo O Livro de Eclesiastes (2006) ESGOTADO!

Eclesiastes é um livro que nasce da observação da realidade, das experiências do dia-a-dia sofrido do povo. Num contexto de opressão e sofrimento, o sábio apresenta uma proposta de felicidade para as pessoas do seu tempo.

Come O Teu Pão Com Alegria! é um guia para você, ou sua comunidade, estudar, refletir e rezar em torno do livro de Eclesiastes. Para auxiliar em nossa tarefa, o livro contém uma introdução, com elementos do contexto histórico, e oito roteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário do texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião.

Vamos mergulhar na mensagem de Eclesiastes e deixar que as suas palavras continuem apontando novos caminhos para os nossos tempos.

 

No Amor e Na Ternura a Vida Renasce – Oseias: Roteiros e Orientações Para Encontros (2005)

Você tem em mãos oito roteiros para estudar, refletir, rezar e atualizar a profecia de Oséias. É um grande desafio, mas o encontro com a comunidade profética de Oseias nos ajudará a reforçar o projeto de construir um mundo justo e solidário e, a partir da nossa realidade, fazer uma nova experiência de Deus.

O projeto do grupo de Oseias é ajudar ao povo a voltar para as tendas, a reorganizar a sociedade a partir de estruturas justas e solidárias. É um espelho para a nossa atuação hoje.

 

Sonhar de novo – Segundo e Terceiro Isaías (40-66): Roteiros e Orientações Para Encontros (2004)

A mensagem do Segundo Isaías (40-55) tem como objetivo suscitar a fé e a esperança nas pessoas que se encontram no exílio da Babilônia. A partir da situação de opressão, o grupo profético recupera a memória do êxodo e afirma que Javé novamente libertará o povo. Embaladas por esse sonho, as pessoas voltam para Jerusalém, mas a promessa de uma sociedade justa não se realiza. A elite judaica, apoiada pelo império persa, impõe o seu projeto de reconstrução do templo e do sistema tributário. Porém, o sonho da nova sociedade continua vivo. O grupo do Terceiro Isaías (56-66) procura manter o projeto de “um novo céu e uma nova terra”, baseado no direito e na justiça.

Este livro que ser um guia para nos ajudar a entender os livros do Segundo e do Terceiro Isaías e a realidade das comunidades que receberam esta mensagem, para alimentar nossa esperança na nova sociedade.

 

Reavivar a Caminhada... – As cartas de Pedro: Roteiros e Orientações Para Encontros (2002)

Os temas tratados nas cartas de Pedro são distribuídos em oito encontros enriquecidos com informações históricas e exegéticas, cujo objetivo é permitir uma leitura mais profunda das cartas. Para tanto, os termos mais significativos de cada perícope são analisados semântica e historicamente. Com tal estudo, é possível ampliar a compreensão das cartas de Pedro e do contexto vital em que foram elaboradas, e mais, descobrir pistas para aprofundar a vivência cristã das comunidades de hoje.

 

No Caminho das Comunidades...Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 1ºvolume (2001) ESGOTADO!

O livro dos Atos dos Apóstolos é uma catequese para as comunidades cristãs. Uma forma de ajudar as comunidades na revisão e na retomada da própria caminhada. É como se as comunidades olhassem pelo retrovisor para se manterem no mesmo caminho. Por isso, o autor salientou, entre outros temas, a presença do Espírito Santo e a nova organização da comunidade a partir da casa, o novo espaço de reunião, de partilha, de solidariedde, de manifestação da presença de Deus. É a partir da casa que a comunidade organiza a missão.

O movimento dos missionários e das missionárias se dirige para todas direções. É um constante vaivém!

Neste livro, queremos oferecer às comunidades, aos vários grupos de reflexão, às lideranças comunitárias e outras pessoas uma porta para juntos e juntas mergulharmos na vida das primeiras comunidades.

 

No Caminho das Comunidades... Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 2º volume (2001) ESGOTADO!

As primeiras comunidades cristãs viveram a certeza da presença de Jesus de Nazaré entre eles. Isso deu muita força. A vivência da prática de Jesus contagiou muita gente. Em pouco tempo o anúncio da Boa Nova se espalhou. O livro dos Atos dos Apóstolos, a partir da ótica de sua realidade, por volta do ano 85 d.C., conta uma parte dessa história.

Hoje somos nós as seguidores e os seguidores de Jesus, e também olhamos no espelho o testemunho das primeiras comunidades registrado no livro dos Atos.

Vamos juntas e juntos conhecer de perto um pouco da história das primeiras comunidades, que procuram viver como irmãs e irmãos.

 

 

 

 

 

DVDs

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

 

Veja as nossas publicações em DVDs.


Para fazer seu pedido, clique aqui.

 

Jesus Cristo Veio Na Carne É De Deus (1 Jo 4,2) Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta de João (2019). Testemunhar Jesus feito carne (1 Jo 4,2) é o principal tema da primeira carta de João, e, ao mesmo tempo, o ponto crucial de conflito na comunidade. Porque alguns membros não reconhecem Jesus. "Verbo encarnado", que viveu amando e servindo ao próximo. São chamados de "Anticristo" (1 Jo 2,18) que afirma: a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal sobre Cristo, que é só de Espírito. Separam a fé em Jesus Cristo da vida prática: "ame-mo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus" (1 Jo 4,7).

Caminho Para A Justiça e a Vida Uma Chave de Leitura Para o Livro da Sabedoria (2018). "Amem a justiça, vocês que julgam a terra. Tenham bons pensamentos sobre o Senhor e o busquem na simplicidade do coração" (Sb 1,1). O livro ensina a verdadeira sabedoria (Espírito, Palavra, Torá, Vontade) de Deus que conduz a humanidade à felicidade, paz e salvação, pela prática da justiça: "Porque a justiça é imortal" (Sb 1,15).

Para Que N'Ele Nossos Povos Tenham Vida Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta aos Tessalonicenses (2017).  Na missão de uma comunidade cristã no mundo greco-romano, marcada pela perseguição e tribulação, a Primeira Carta aos Tessalonicenses propõe a prática da fé, do amor da esperança. Uma fé ativa na obra de Deus Pai e Mãe, um amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade e uma firme esperança para assegurar a caminhada rumo à construção do Reino da Vida: "Procurem sempre o bem uns dos outros e de todos" (1Ts 5,15).

 

Defesa da Família: Casa e Terra Uma Chave de Leitura Para o Livro de Miqueias (2016). "Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito e a justiça? Vocês são gente que devora a crane do meu povo e arranca suas peles" (Mq 3,1-3). "O que Javé exige de você: praticar o direito, amara a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus" (Mq 6,8). Pisando no chão sagrado da comunidade do profeta Miqueias e da tradição que se formou ao seu redor, encontramos um grupo profético que defende a justiça, o direito e a misericórdia. Que o estudo e a reflexão a partir do livro de Miqueias nos inspire na construção do Reino da Vida: " Toda a humanidade, como uma família com a casa comum, deve respirar junto com a terra, a mãe planeta".

 

Permanecei No Meu Amor Para Dar Muitos Frutos: Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de João (2015)

Por viver o projeto de Jesus, a comunidade de João viveu uma situação de constante conflito. Além dos conflitos internos, enfrentou forte oposição dos judeus fariseus e do Império Romano: "O mundo odeia e persegue vocês" (Jo 16,18-16,4). Esse desafio fez a cmunidade fortalecer, ainda mais, o laço de amor e solidariedade entre as pessoas: "Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocÊs" (Jo 15,12). Permanecei no meu amor para dar muitos frutos é um convite para retomar "o caminho, a verdade e a vida" de Jesus. Que a vivência da comunidade joanina seja para nós um espelho na vivência do projeto de Jesus e nos ajude a criar espaços para que o Verbo se faça carne entre nós!

 

Deus Conosco: O Messias da Justiça e da Misericórdia Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Mateus (2014) 

As comunidades de Mateus reconhecem e experimentam Jesus "vivo" em seu meio: Jesus é o Emanuel, Deus conosco! Ele não e um messias poderoso, triunfalista e ritualista, mas é um messias servo com a prática do amor, da misericórdia e da justiça: "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visistastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,35-36). Que a leitura e a reflexão do evangelho de Mateus possam provocar em nós e em nossas comunidades um novo entusiasmo em nosso seguimento a Jesus Cristo. DVD EXTRA: Reavivar A Caminhada - As Cartas de Pedro: Orientações Para Encontros (2002).

 

 

Caminho Aberto Para o Próximo: Uma Chave de Leitura Para O Evangelho de Lucas (2013)
O evangelho de Lucas foi escrito para pessoas e comunidades localizadas nas cidades, com a presença de ricos e pobres. Havia fome de pão, justiça, liberdade e fraternidade. O evangelho, portanto, insiste na misericórdia e na solidariedade com gente excluída e à margem da sociedade, apresentando Deus Pai amoroso e fraterno. Destaca ainda a necessidade da oração e da conversão permanente. DVD EXTRA: No Amor e na Ternura a Vida Renasce - Uma Chave de Leitura Para o Livro de Oséias (2005).
 
No Caminho de Jesus: Chaves de Leitura Para O Evangelho de Marcos (2012)   SOB ENCOMENDA
A comunidade de Marcos reforça o ensinamento de que o messianismo de Jesus passa pela cruz porque ele assumiu a causa da justiça até o fim. Seguir Jesus implica aceitar o mesmo caminho, que é o da compaixão, da ternura e da solidariedade com os crucificados da história.
Que este vídeo seja para nós e nossas comunidades um instrumento que nos ajude a reavivar o nosso compromisso com as pessoas que continuam sendo crucificadas. DVD EXTRA: No Caminho das Comunidades... Uma Chave de Leitura Para O Livro dos Atos dos Apóstolos (2001).
 
A Caminhada no Deserto: Uma chave de leitura para o livro do Êxodo 15,22-18,27 (2011)
Os textos que relatam a caminhada no deserto (a água da rocha, o maná, a guerra contra Amalec e o encontro de Jetro com Moisés) foram escritos vários séculos depois dos acontecimentos.
Diversos grupos, em diferentes épocas, relembraram a saída do Egito e a caminhada no deserto para enfrentar conflitos e dificuldades da vida do povo como o acúmulo, a violência em nome de Deus, a desigualdade e a centralização do poder.
Vamos entrar nesta caminhada e refazer este percurso procurando novas luzes para a nossa caminhada de hoje.

 

Jonas Conversão e Missão: Uma Chave de Leitura Para O Livro de Jonas (2010)

Jonas é enviado a Nínive, mas recusa a sua missão. No entanto, Javé o coloca novamente a caminho da grande cidade e, contra a vontade, Jonas prega a destruição de Nínive. A população acolhe o anúncio e se converte. Deus se compadece do povo, provocando a ira de Jonas. Esta história levan-nos a crer na necessidade de se romper com todo o tipo de nacionalismo e exclusão. 

Neste DVD, apresentamos a estrutura, o contexto e a análise da narrativa do livro de Jonas, fazendo-se uso de ilustrações para facilitar a compreensão. O vídeo foi dividido em três capítulos, para que a comunidade possa trabalhar o seu conteúdo passo a passo. DVD EXTRA: Sonhar de Novo - Uma Chave de Leitura Para O Segundo e Terceiro Isaías (2004).

 

Alegrai-vos Sempre No Senhor! Uma Chave de Leitura Para A Carta de  Paulo aos Filipenses (2009)

A comunidade cristão de Filipos, colônia romana, sofre influências do modelo da sociedade imperial senhor-escravo: competição, ostentação, sentimento de superioridade etc. Paulo faz um apelo à mudança, proclamando o hino a Cristo: "que estando na forma de Deus despojou-se, tomando a condição de escravo". A vida cristã se resume em seguir Jesus Cristo crucificado e seu Evangelho...porque aí, na prática da solidariedade, da misericórdia e da ternura nascem o verdadeiro testemunho cristão e sua alegria: "Alegrai-vos sempre no Senhor".

Este vídeo é um convite a todas as pessoas para que sua alegria esteja alicerçada no caminho e na salvação de Cristo Jesus. DVD EXTRA: O Espírito do Senhor Está Sobre Mim  - Chave de Leitura Para o Evangelho de Lucas (1998).

 

O Amor Jamais Passará: Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta aos Coríntios (2008)

A comunidade cristão de Coríntio é formada por pessoas pobres e ricas, provenientes de diferentes culturas. Uma comunidade que enfrenta divisões e rixas internas. Diante dessa realidade, Paulo afirma: "O que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte"; "Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos"; "O amor não procura seu próprio interesse"; "Se Cristo crucificado não ressuscitou, vazia é nossa fé". Fazendo opção pelas pessoas que são consideradas "lixo" e "escória" pelo Império Romano, Paulo insiste no caminho de Jesus crucificado e ressuscitado: a vitória do amor, da compaixão e da solidariedade sobre a morte.

O vídeo O Amor Jamais Passará é um convite a todas as pessoas para fazerem sua opção pelos fracos e serem presença do amor e da preferência incondicional de Deus por eles. DVD EXTRA: Ele Está No Meio de Nós - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Mateus (1999).

 

Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom! Uma Chave de Leitura Para Gênesis 1-11 (2007)

As histórias da Criação, de Adão e Eva, da serpente, de Caim e Abel, do Dilúvio e da Torre de Babel nasceram a partir da realidade do povo de Israel, ao longo de várias gerações. Os autores de Gênesis 1-11, numa perspectiva de fé, apresentam suas respostas sobre as orgines do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essas primeiras páginas da Bíblia transmitem a fé e a esperança em Deus Criador, presente no universo.

O vídeo Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom é um convite à reflexão de Gênesis 1-11 e um apelo para rever a missão do ser humano de dar continuidade à obra criadora de Deus: cultivar e preservar a vida! DVD EXTRA: Permanecei No Meu Amor - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de João (1999).

 

Come Teu Pão Com Alegria! Uma Chave de Leitura Para O Livro de Eclesiastes (2006)

Este vídeo apresenta uma chave de leitura para as comunidades refletirem a mensagem de Eclesiastes.

Eclesiastes é um sábieo do século III a.C. que procura compreender o mistério da vida humana. Ele observa a realidade e vê que a maioria do povo está sendo esmagada pelo sistema político e religioso.

O sábio critica o modo de vida implantado pelos dominadores gregos, especialmente a competição, a busca de riquezas pessoais e exploração do trabalho. Ele também constata que a religião oficial corresponde aos interesses dos dominadores e das elites judaicas.

Solidário com as pessoas empobrecidas, Eclesiastes apresenta uma proposta de felicidade. Ele acredita que a vida é dom de Deus e cada pessoa é chamada a viver bem o momento presente e a fazer o bem.

Que essa mensagem nos ajude a renovar nossa esperança, nossa alegria de viver e redobre as nossas forças na luta pela vida. DVD EXTRA: Caminhamos na Estrada de Jesus - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Marcos (1997).

 

Sangue Derramado Se Ajunta a Sangue Derramado/Em Nome de Deus. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2002)

  • Sangue Derramado Se Ajunta a Sangue Derramado - A profecia de Amós e Oséias: Reino do Norte (Israel) - século VIII a. C. Mariel e Jero são irmãos e vivem em Samaria desde que nasceram. Através de uma carta que escrevem para o primo Sam, ficamos sabendo vários detalhes da situação social, política e religiosa daquela época, muito semelhantes à situação do povo em nossos dias.

  • Em Nome de Deus - A reforma político-religiosa de Josias: No século VII a.C., o Império Assírio passa por uma profunda crise. O Egito também está vivendo momentos difíceis e a Babilônia ainda não e uma grande potência. Aproveitando esse contexto político internacional, o rei de Judá, o conhecido Rei Josias, aproveita para fazer uma grande reforma sócio-política e religiosa, centralizando a vida da nação em Jerusalém e no Templo.

A Armadilha do Poder/Tempo de Re-construir. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000/2001)

  • A Armadilha do Poder - O surgimento da monarquia em Israel: Em Israel, a experiência de uma sociedade baseada na partilha, na igualdade e na solidariedade foi pouco a pouco suplantada pela entrada da monarquia. Por que aconteceu isso? Quem foram os agentes dessa terrível mudança? Onde ficou plantada a semente de resistência, fruto da memória da experiência de uma nova sociedade? Este vídeo se propõe a ajudar-nos a refletir sobre os motivos dessa mudança dramática.

  • Tempo de Re-Construir - Profetas e Profetisas ontem e hoje: Este vídeo apresenta uma introdução ao profetismo na história de Israel, a partir da experiência concreta de uma comunidade de pescadores e de outros grupos que lutam pela vida.

Nossos Pais Nos Contaram/Dá-me Desta Água. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000)

  • Nossos Pais Nos Contaram - Introdução à leitura da Bíblia: Durante a organização da biblioteca comunitária, seu Armando partilha um pouco de suas experiências e conhecimetnos bíblicos com os jovens Marcos e Salete.

Com simpatia, um apresentadora vai articulando o conteúdo do vídeo, com explicações, reflexões e questionamentos.

 

  • Dá-me Desta Água- Método para ler a Bíblia: "A Bíblia é como um coco. Dentro dela existe uma água viva que reanima nossa esperança e fortalece nosso caminhar". Mas é preciso um método, um facão para abrir esse coco e deixar jorrar esta água viva.

Em Busca da Terra Prometida/Construindo Uma Nova Sociedade. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000)

  • Em Busca da Terra Prometida - A formação do Povo de Deus: O sonho de fazer parte de um povo que tenha terra, cidadania e uma vida abençoada está no coração da humanidade. Ao longo da história, muitos grupos têm buscado concretizar esse sonho. O povo de Israel, cuja história é contada na Bíblia, foi deles.

  • Construindo Uma Nova Sociedade - Caracterísitica da Sociedade Tribal: Entre os anos 1250 e 1000 a.C., o povo de Israel experimentou, ainda que de maneira limitada, o sonho de toda a humanidade: viver numa sociedade baseada na partilha e na solidariedade, onde se experimenta a presença do Deus Vivo.