Downloads

Livros

Veja as nossas publicações.

 "A Lei A Favor da Vida" Entendendo o Livro do Deuteronômio (2020). O livro do Deuteronômio contém várias leis: leis sociais em favor dos pobres (Dt 24,19-21); leis desumanizadoras que justificam a opressão e a escravidão de mulheres e crianças (Dt 20,10-14); leis de centralização a serviço do poder e do lucro (Dt 12,2-7); a lei do Deus violento e castigador (Dt 13,7-12). Para encontrar a Palavra de Deus neste livro, precisamos entender cada lei dentro do seu contexto e sempre questionar: essa lei é a favor da vida?

"Jesus Cristo Veio Na Carne É De Deus" (1 Jo 4,2) Entendendo a Primeira Carta de João (2019). Testemunhar Jesus feito carne (1 Jo 4,2) é o principal tema da primeira carta de João, e, ao mesmo tempo, o ponto crucial de conflito na comunidade. Porque alguns membros não reconhecem Jesus. "Verbo encarnado", que viveu amando e servindo ao próximo. São chamados de "Anticristo" (1 Jo 2,18) que afirma: a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal sobre Cristo, que é só de Espírito. Separam a fé em Jesus Cristo da vida prática: "ame-mo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus" (1 Jo 4,7).

"A Sabedoria É Um Espírito Amigo do Ser Humano" (Sb 1,6) Caminho Para a Justiça e a Vida Entendendo o Livro da Sabedoria (2018). "Amem a justiça, que vocês julgam a terra. Tenham bons pensamentos sobre o Senhor e o busquem na simplicidade do coração. A Sabedoria é um espírito amigo dos seres humanos" (Sb 1,1.6). O livro da Sabedoria ensina a verdadeira Sabedoria (Espírito e Palavra) de Deus, o "amigo da vida" (Sb 11,26). Ela conduz a humanidade, como na história do êxodo (Sb 10-19), à felicidade, paz, vida e salvação, pela prática da justiça: "Porque a justiça é imortal" (Sb 1,15).

Para Que N'Ele Nossos Povos Tenham Vida: "Anunciar o Evangelho e Doar A Própria Vida" (1Ts 2,8) Entendendo a Primeira Carta aos Tessalonicenses (2017). Na missão de uma comunidade cristã no mundo greco-romano, marcada pela perseguição e tribulação, a Primeira Carta aos Tessalonicenses propõe a prática da fé, do amor e da esperança. Uma fé ativa na obra de Deus Pai e Mãe, um amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade e uma firme esperança para assegurar a caminhada rumo à construção do Reino da Vida: "Procurem sempre o bem uns dos outros e de todos" (1Ts 5,15).

Defesa da Família: Casa e Terra Entendendo o Livro de Miqueias (2016). "Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito e a justiça? Vocês são gente que devora a crane do meu povo e arranca suas peles" (Mq 3,1-3). "O que Javé exige de você: praticar o direito, amara a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus" (Mq 6,8). Pisando no chão sagrado da comunidade do profeta Miqueias e da tradição que se formou ao seu redor, encontramos um grupo profético que defende a justiça, o direito e a misericórdia. Que o estudo e a reflexão a partir do livro de Miqueias nos inspire na construção do Reino da Vida: " Toda a humanidade, como uma família com a casa comum, deve respirar junto com a terra, a mãe planeta".

 

Permanecei No Meu Amor Para Dar Muitos Frutos (15,8-9) Entendendo o Evangelho de João (2015) ESGOTADO!

Por viver o projeto de Jesus, a comunidade de João viveu uma situação de constante conflito. Além dos conflitos internos, enfrentou forte oposição dos judeus fariseus e do Império Romano: "O mundo odeia e persegue vocês" (Jo 15,18-16,4). Esse desafio fez a comunidade fortalecer, ainda mais, o laço de amor e solidariedade entre as pessoas: "Amem-se uns aos outrso, assim como eu amei vocês" (Jo 15,12). Permanecei no meu amor para dar muitos frutos é um convite para retomar "caminho, a verdade e a vida" de Jesus. Que a vivência da comunidade joanina seja para nós um espelho na vivência do projeto de Jesus e nos ajude a criar espaços para que o Verbo se faça carne entre nós!

 

Deus Conosco: O Messias da Justiça e da Misericórdia Entendendo o Evangelho de Mateus (2014) 

As comunidades de Mateus reconhecem e experimenta Jesus "vivo" em seu meio: Jesus é o Emanuel, Deus conosco! Ele não é um messias poderoso, triunfalista e ritualista, mas é um messias servo com a prática do amor, da misericórdia e da justiça: "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,35-36). Que a leitura e a reflexão do evangelho de Mateus possam provocar em nós e em nossas comunidades um novo entusiasmo em nosso seguimento a Jesus.

 

Caminho Aberto Para O Próximo: Entendendo o Evangelho de Lucas (2013) ESGOTADO!

O evangelho de Lucas foi escrito para pessoas e comunidades localizadas em cidades grandes, com a presença de ricos e pobres. Havia fome de pão, justiça, liberdade e fraternidade. Esse evangelho insiste na misericórdia e na solidariedade com as pessoas excluídas e à margem da sociedade, apresentando a prática de Jesus, que revela o rosto de um Deus amoroso e fraterno. Ainda destaca a necessidade da oração e da conversão permanente, pois a salvação acontece no hoje da história para as pessoas que se abrem aos seus semelhantes. Caminho aberto para o próximo é um convite para retomar o projeto da partilha e da solidariedade com os pobres, os preferidos de Deus: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres" (Lc 4,18).

 

No Caminho de Jesus: Entendendo o Evangelho de Marcos (2012) ESGOTADO!

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mc 8,34). A comunidade de Marcos reforça o ensinamento de que o messianismo de Jesus passa pela cruz porque ele assumiu a causa da justiça até o fim. Seguir Jesus implica aceitar o mesmo caminho, que é o da compaixão, da ternura e da solidariedade com os crucificado da história.

Hoje, somos nós as seguidoras e os seguidores de Jesus, e o nosso espelho é o testemunho das primeira comunidades, registrado nos evangelhos. A leitura, o estudo e a oração do evangelho de Marcos nos desafiam para uma revisão do nosso seguimento de Jesus.

Que este subsídio seja para nós e nossas comunidades um instrumento que nos ajude a reavivar o nosso compromisso com as pessoas que continuam sendo crucificadas.

 

A Caminhada No Deserto: Entendendo o Livro do Êxodo 15,22-18,27 (2011) ESGOTADO!

As narrativas do deserto (Ex 15,22-18,27) foram escritas vários séculos depois do acontecimento. A elaboração final desses textos contém conflitos e dificuldades posteriores da vida do povo de Israel. Independentemente dos grupos que retomaram essas narrativas e fizeram novas interpretações do tempo do deserto, permanece a memória da presença de Deus, que caminha com o seu povo.

O livro A Caminhada No Deserto oferece elementos para entender o contexto em que os textos foram escritos. Refletir sobre a caminhada no deserto é buscar novas luzes para refazermos a nossa travessia hoje e reavivarmos a presença de Deus na partilha, na gratuidade e no respeito à diversidade.

 

Levanta-te e Vai à Grande Cidade – Entendendo o Livro de Jonas (2010)

O livro de Jonas é uma história para instruir e formar a leitora e o leitor sobre a necessidade de romper com uma visão nacionalista e excludente. Jonas é enviado a Nínive, mas recusa a sua missão. No entanto, Javé o coloca novamente a caminho de Nínive. Contra a sua vontade, ele prega a destruição para a cidade. A população acolhe o anúncio e se converte. E Deus se compadece, provocando a ira de Jonas.

O livro Levanta-te e vai à grande cidade é uma ironia contra uma corrente judaica que acreditava que o povo judeu era o único povo eleito e os estrangeiros eram considerados impuros.

Este subsídio quer ser um auxílio para nós e nossas comunidades refletirmos sobre os preconceitos que nos impedem de ir ao encontro de outras pessoas e redescobrir a presença de um Deus de ternura e de misericórdia.

 

Alegrai-vos Sempre No Senhor! Entendendo a Carta aos Filipenses (2009) ESGOTADO!

A comunidade cristão filipoense poder caracterizada como solidária e generosa. Por diversas vezes prestou auxílio a Paulo em suas necessidades. no entanto, na comunidade, parece haver diferenças sociais, reflexo do modelo de sociedade greco-romana. Entre seus membros, encontramos quem possui cidadania romana e quem não a possui, pobres e escravos. Tais divisões provocam conflitos, geram busca dos próprios interesses e disputas internas.

Paulo convida à mudança, proclamando o hino ao Cristo, que assumiu a condição de escravo. A vida cristão consiste em seguir Jesus crucificado e a prática da solidariedade, da misericórdia, da ternura...Daí nasce o testemunho cristão e, como consequência, a alegria.

O livro Alegrai-vos Sempre no Senhor é um convite a todas e todos para que sua alegria esteja alicerçada no caminho oferecido por Cristo Jesus.

 

O Amor Jamais Passará! – Entendendo a Primeira Carta aos Coríntios (2008)

A comunidade cristã de Corinto é formada por pobres e ricos, provenientes de diferentes culturas. Uma comunidade que enfrenta divisões e rixas internas. Diante dessa realidade, Paulo afirma “O que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte”; “Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”; “O amor não procura seu próprio interesse”; “Se Cristo crucificado não ressuscitou, vazia é nossa fé”. Fazendo opção pelas pessoas consideradas “lixo” e “escória” pelo Império Romano, Paulo insiste no caminho de Jesus crucificado e ressuscitado: a vitória do amor, da compaixão e da solidariedade sobre a morte.

O amor jamais passará! Convida todas as pessoas a fazer sua opção pelos fracos e a ser presença do amor e da preferência incondicional de Deus por eles.

 

Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom! Entendendo o Livro de Gênesis 1-11 (2007) ESGOTADO!

Os relatos de Gênesis 1-11, numa perspectiva de fé, apresentam respostas sobre as origens do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essa história é tecida com a sabedoria acumulada de geração em geração, ajudando a renovar a fé e a esperança do povo de Israel.

Este livro contém uma introdução e oito reoteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário ao texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião. A leitura, o estudo e a oração de Gênesis 1-11 nos desafiam para uma revisão da nossa missão de dar continuidade à obra criadora de Deus: cultivar e preservar a vida!

 

Come O Teu Pão Com Alegria! Entendendo O Livro de Eclesiastes (2006) ESGOTADO!

Eclesiastes é um livro que nasce da observação da realidade, das experiências do dia-a-dia sofrido do povo. Num contexto de opressão e sofrimento, o sábio apresenta uma proposta de felicidade para as pessoas do seu tempo.

Come O Teu Pão Com Alegria! é um guia para você, ou sua comunidade, estudar, refletir e rezar em torno do livro de Eclesiastes. Para auxiliar em nossa tarefa, o livro contém uma introdução, com elementos do contexto histórico, e oito roteiros para encontros comunitários. Após cada roteiro, você encontra informações para situar o texto bíblico, um comentário do texto e um aprofundamento sobre o tema central da reunião.

Vamos mergulhar na mensagem de Eclesiastes e deixar que as suas palavras continuem apontando novos caminhos para os nossos tempos.

 

No Amor e Na Ternura a Vida Renasce – Oseias: Roteiros e Orientações Para Encontros (2005)

Você tem em mãos oito roteiros para estudar, refletir, rezar e atualizar a profecia de Oséias. É um grande desafio, mas o encontro com a comunidade profética de Oseias nos ajudará a reforçar o projeto de construir um mundo justo e solidário e, a partir da nossa realidade, fazer uma nova experiência de Deus.

O projeto do grupo de Oseias é ajudar ao povo a voltar para as tendas, a reorganizar a sociedade a partir de estruturas justas e solidárias. É um espelho para a nossa atuação hoje.

 

Sonhar de novo – Segundo e Terceiro Isaías (40-66): Roteiros e Orientações Para Encontros (2004)

A mensagem do Segundo Isaías (40-55) tem como objetivo suscitar a fé e a esperança nas pessoas que se encontram no exílio da Babilônia. A partir da situação de opressão, o grupo profético recupera a memória do êxodo e afirma que Javé novamente libertará o povo. Embaladas por esse sonho, as pessoas voltam para Jerusalém, mas a promessa de uma sociedade justa não se realiza. A elite judaica, apoiada pelo império persa, impõe o seu projeto de reconstrução do templo e do sistema tributário. Porém, o sonho da nova sociedade continua vivo. O grupo do Terceiro Isaías (56-66) procura manter o projeto de “um novo céu e uma nova terra”, baseado no direito e na justiça.

Este livro que ser um guia para nos ajudar a entender os livros do Segundo e do Terceiro Isaías e a realidade das comunidades que receberam esta mensagem, para alimentar nossa esperança na nova sociedade.

 

Reavivar a Caminhada... – As cartas de Pedro: Roteiros e Orientações Para Encontros (2002)

Os temas tratados nas cartas de Pedro são distribuídos em oito encontros enriquecidos com informações históricas e exegéticas, cujo objetivo é permitir uma leitura mais profunda das cartas. Para tanto, os termos mais significativos de cada perícope são analisados semântica e historicamente. Com tal estudo, é possível ampliar a compreensão das cartas de Pedro e do contexto vital em que foram elaboradas, e mais, descobrir pistas para aprofundar a vivência cristã das comunidades de hoje.

 

No Caminho das Comunidades...Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 1ºvolume (2001) ESGOTADO!

O livro dos Atos dos Apóstolos é uma catequese para as comunidades cristãs. Uma forma de ajudar as comunidades na revisão e na retomada da própria caminhada. É como se as comunidades olhassem pelo retrovisor para se manterem no mesmo caminho. Por isso, o autor salientou, entre outros temas, a presença do Espírito Santo e a nova organização da comunidade a partir da casa, o novo espaço de reunião, de partilha, de solidariedde, de manifestação da presença de Deus. É a partir da casa que a comunidade organiza a missão.

O movimento dos missionários e das missionárias se dirige para todas direções. É um constante vaivém!

Neste livro, queremos oferecer às comunidades, aos vários grupos de reflexão, às lideranças comunitárias e outras pessoas uma porta para juntos e juntas mergulharmos na vida das primeiras comunidades.

 

No Caminho das Comunidades... Atos dos Apóstolos: Roteiros e Subsídios Para Encontros. 2º volume (2001) ESGOTADO!

As primeiras comunidades cristãs viveram a certeza da presença de Jesus de Nazaré entre eles. Isso deu muita força. A vivência da prática de Jesus contagiou muita gente. Em pouco tempo o anúncio da Boa Nova se espalhou. O livro dos Atos dos Apóstolos, a partir da ótica de sua realidade, por volta do ano 85 d.C., conta uma parte dessa história.

Hoje somos nós as seguidores e os seguidores de Jesus, e também olhamos no espelho o testemunho das primeiras comunidades registrado no livro dos Atos.

Vamos juntas e juntos conhecer de perto um pouco da história das primeiras comunidades, que procuram viver como irmãs e irmãos.

 

 

 

 

 

DVDs

 

Veja as nossas publicações em DVDs.


Para fazer seu pedido, clique aqui.

 

Jesus Cristo Veio Na Carne É De Deus (1 Jo 4,2) Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta de João (2019). Testemunhar Jesus feito carne (1 Jo 4,2) é o principal tema da primeira carta de João, e, ao mesmo tempo, o ponto crucial de conflito na comunidade. Porque alguns membros não reconhecem Jesus. "Verbo encarnado", que viveu amando e servindo ao próximo. São chamados de "Anticristo" (1 Jo 2,18) que afirma: a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal sobre Cristo, que é só de Espírito. Separam a fé em Jesus Cristo da vida prática: "ame-mo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus" (1 Jo 4,7).

Caminho Para A Justiça e a Vida Uma Chave de Leitura Para o Livro da Sabedoria (2018). "Amem a justiça, vocês que julgam a terra. Tenham bons pensamentos sobre o Senhor e o busquem na simplicidade do coração" (Sb 1,1). O livro ensina a verdadeira sabedoria (Espírito, Palavra, Torá, Vontade) de Deus que conduz a humanidade à felicidade, paz e salvação, pela prática da justiça: "Porque a justiça é imortal" (Sb 1,15).

Para Que N'Ele Nossos Povos Tenham Vida Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta aos Tessalonicenses (2017).  Na missão de uma comunidade cristã no mundo greco-romano, marcada pela perseguição e tribulação, a Primeira Carta aos Tessalonicenses propõe a prática da fé, do amor da esperança. Uma fé ativa na obra de Deus Pai e Mãe, um amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade e uma firme esperança para assegurar a caminhada rumo à construção do Reino da Vida: "Procurem sempre o bem uns dos outros e de todos" (1Ts 5,15).

 

Defesa da Família: Casa e Terra Uma Chave de Leitura Para o Livro de Miqueias (2016). "Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel. Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito e a justiça? Vocês são gente que devora a crane do meu povo e arranca suas peles" (Mq 3,1-3). "O que Javé exige de você: praticar o direito, amara a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus" (Mq 6,8). Pisando no chão sagrado da comunidade do profeta Miqueias e da tradição que se formou ao seu redor, encontramos um grupo profético que defende a justiça, o direito e a misericórdia. Que o estudo e a reflexão a partir do livro de Miqueias nos inspire na construção do Reino da Vida: " Toda a humanidade, como uma família com a casa comum, deve respirar junto com a terra, a mãe planeta".

 

Permanecei No Meu Amor Para Dar Muitos Frutos: Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de João (2015)

Por viver o projeto de Jesus, a comunidade de João viveu uma situação de constante conflito. Além dos conflitos internos, enfrentou forte oposição dos judeus fariseus e do Império Romano: "O mundo odeia e persegue vocês" (Jo 16,18-16,4). Esse desafio fez a cmunidade fortalecer, ainda mais, o laço de amor e solidariedade entre as pessoas: "Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocÊs" (Jo 15,12). Permanecei no meu amor para dar muitos frutos é um convite para retomar "o caminho, a verdade e a vida" de Jesus. Que a vivência da comunidade joanina seja para nós um espelho na vivência do projeto de Jesus e nos ajude a criar espaços para que o Verbo se faça carne entre nós!

 

Deus Conosco: O Messias da Justiça e da Misericórdia Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Mateus (2014) 

As comunidades de Mateus reconhecem e experimentam Jesus "vivo" em seu meio: Jesus é o Emanuel, Deus conosco! Ele não e um messias poderoso, triunfalista e ritualista, mas é um messias servo com a prática do amor, da misericórdia e da justiça: "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visistastes, preso e viestes ver-me" (Mt 25,35-36). Que a leitura e a reflexão do evangelho de Mateus possam provocar em nós e em nossas comunidades um novo entusiasmo em nosso seguimento a Jesus Cristo. DVD EXTRA: Reavivar A Caminhada - As Cartas de Pedro: Orientações Para Encontros (2002).

 

 

Caminho Aberto Para o Próximo: Uma Chave de Leitura Para O Evangelho de Lucas (2013)
O evangelho de Lucas foi escrito para pessoas e comunidades localizadas nas cidades, com a presença de ricos e pobres. Havia fome de pão, justiça, liberdade e fraternidade. O evangelho, portanto, insiste na misericórdia e na solidariedade com gente excluída e à margem da sociedade, apresentando Deus Pai amoroso e fraterno. Destaca ainda a necessidade da oração e da conversão permanente. DVD EXTRA: No Amor e na Ternura a Vida Renasce - Uma Chave de Leitura Para o Livro de Oséias (2005).
 
No Caminho de Jesus: Chaves de Leitura Para O Evangelho de Marcos (2012)   SOB ENCOMENDA
A comunidade de Marcos reforça o ensinamento de que o messianismo de Jesus passa pela cruz porque ele assumiu a causa da justiça até o fim. Seguir Jesus implica aceitar o mesmo caminho, que é o da compaixão, da ternura e da solidariedade com os crucificados da história.
Que este vídeo seja para nós e nossas comunidades um instrumento que nos ajude a reavivar o nosso compromisso com as pessoas que continuam sendo crucificadas. DVD EXTRA: No Caminho das Comunidades... Uma Chave de Leitura Para O Livro dos Atos dos Apóstolos (2001).
 
A Caminhada no Deserto: Uma chave de leitura para o livro do Êxodo 15,22-18,27 (2011)
Os textos que relatam a caminhada no deserto (a água da rocha, o maná, a guerra contra Amalec e o encontro de Jetro com Moisés) foram escritos vários séculos depois dos acontecimentos.
Diversos grupos, em diferentes épocas, relembraram a saída do Egito e a caminhada no deserto para enfrentar conflitos e dificuldades da vida do povo como o acúmulo, a violência em nome de Deus, a desigualdade e a centralização do poder.
Vamos entrar nesta caminhada e refazer este percurso procurando novas luzes para a nossa caminhada de hoje.

 

Jonas Conversão e Missão: Uma Chave de Leitura Para O Livro de Jonas (2010)

Jonas é enviado a Nínive, mas recusa a sua missão. No entanto, Javé o coloca novamente a caminho da grande cidade e, contra a vontade, Jonas prega a destruição de Nínive. A população acolhe o anúncio e se converte. Deus se compadece do povo, provocando a ira de Jonas. Esta história levan-nos a crer na necessidade de se romper com todo o tipo de nacionalismo e exclusão. 

Neste DVD, apresentamos a estrutura, o contexto e a análise da narrativa do livro de Jonas, fazendo-se uso de ilustrações para facilitar a compreensão. O vídeo foi dividido em três capítulos, para que a comunidade possa trabalhar o seu conteúdo passo a passo. DVD EXTRA: Sonhar de Novo - Uma Chave de Leitura Para O Segundo e Terceiro Isaías (2004).

 

Alegrai-vos Sempre No Senhor! Uma Chave de Leitura Para A Carta de  Paulo aos Filipenses (2009)

A comunidade cristão de Filipos, colônia romana, sofre influências do modelo da sociedade imperial senhor-escravo: competição, ostentação, sentimento de superioridade etc. Paulo faz um apelo à mudança, proclamando o hino a Cristo: "que estando na forma de Deus despojou-se, tomando a condição de escravo". A vida cristã se resume em seguir Jesus Cristo crucificado e seu Evangelho...porque aí, na prática da solidariedade, da misericórdia e da ternura nascem o verdadeiro testemunho cristão e sua alegria: "Alegrai-vos sempre no Senhor".

Este vídeo é um convite a todas as pessoas para que sua alegria esteja alicerçada no caminho e na salvação de Cristo Jesus. DVD EXTRA: O Espírito do Senhor Está Sobre Mim  - Chave de Leitura Para o Evangelho de Lucas (1998).

 

O Amor Jamais Passará: Uma Chave de Leitura Para A Primeira Carta aos Coríntios (2008)

A comunidade cristão de Coríntio é formada por pessoas pobres e ricas, provenientes de diferentes culturas. Uma comunidade que enfrenta divisões e rixas internas. Diante dessa realidade, Paulo afirma: "O que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte"; "Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos"; "O amor não procura seu próprio interesse"; "Se Cristo crucificado não ressuscitou, vazia é nossa fé". Fazendo opção pelas pessoas que são consideradas "lixo" e "escória" pelo Império Romano, Paulo insiste no caminho de Jesus crucificado e ressuscitado: a vitória do amor, da compaixão e da solidariedade sobre a morte.

O vídeo O Amor Jamais Passará é um convite a todas as pessoas para fazerem sua opção pelos fracos e serem presença do amor e da preferência incondicional de Deus por eles. DVD EXTRA: Ele Está No Meio de Nós - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Mateus (1999).

 

Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom! Uma Chave de Leitura Para Gênesis 1-11 (2007)

As histórias da Criação, de Adão e Eva, da serpente, de Caim e Abel, do Dilúvio e da Torre de Babel nasceram a partir da realidade do povo de Israel, ao longo de várias gerações. Os autores de Gênesis 1-11, numa perspectiva de fé, apresentam suas respostas sobre as orgines do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essas primeiras páginas da Bíblia transmitem a fé e a esperança em Deus Criador, presente no universo.

O vídeo Deus Viu Que Tudo Era Muito Bom é um convite à reflexão de Gênesis 1-11 e um apelo para rever a missão do ser humano de dar continuidade à obra criadora de Deus: cultivar e preservar a vida! DVD EXTRA: Permanecei No Meu Amor - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de João (1999).

 

Come Teu Pão Com Alegria! Uma Chave de Leitura Para O Livro de Eclesiastes (2006)

Este vídeo apresenta uma chave de leitura para as comunidades refletirem a mensagem de Eclesiastes.

Eclesiastes é um sábieo do século III a.C. que procura compreender o mistério da vida humana. Ele observa a realidade e vê que a maioria do povo está sendo esmagada pelo sistema político e religioso.

O sábio critica o modo de vida implantado pelos dominadores gregos, especialmente a competição, a busca de riquezas pessoais e exploração do trabalho. Ele também constata que a religião oficial corresponde aos interesses dos dominadores e das elites judaicas.

Solidário com as pessoas empobrecidas, Eclesiastes apresenta uma proposta de felicidade. Ele acredita que a vida é dom de Deus e cada pessoa é chamada a viver bem o momento presente e a fazer o bem.

Que essa mensagem nos ajude a renovar nossa esperança, nossa alegria de viver e redobre as nossas forças na luta pela vida. DVD EXTRA: Caminhamos na Estrada de Jesus - Uma Chave de Leitura Para o Evangelho de Marcos (1997).

 

Sangue Derramado Se Ajunta a Sangue Derramado/Em Nome de Deus. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2002)

  • Sangue Derramado Se Ajunta a Sangue Derramado - A profecia de Amós e Oséias: Reino do Norte (Israel) - século VIII a. C. Mariel e Jero são irmãos e vivem em Samaria desde que nasceram. Através de uma carta que escrevem para o primo Sam, ficamos sabendo vários detalhes da situação social, política e religiosa daquela época, muito semelhantes à situação do povo em nossos dias.

  • Em Nome de Deus - A reforma político-religiosa de Josias: No século VII a.C., o Império Assírio passa por uma profunda crise. O Egito também está vivendo momentos difíceis e a Babilônia ainda não e uma grande potência. Aproveitando esse contexto político internacional, o rei de Judá, o conhecido Rei Josias, aproveita para fazer uma grande reforma sócio-política e religiosa, centralizando a vida da nação em Jerusalém e no Templo.

A Armadilha do Poder/Tempo de Re-construir. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000/2001)

  • A Armadilha do Poder - O surgimento da monarquia em Israel: Em Israel, a experiência de uma sociedade baseada na partilha, na igualdade e na solidariedade foi pouco a pouco suplantada pela entrada da monarquia. Por que aconteceu isso? Quem foram os agentes dessa terrível mudança? Onde ficou plantada a semente de resistência, fruto da memória da experiência de uma nova sociedade? Este vídeo se propõe a ajudar-nos a refletir sobre os motivos dessa mudança dramática.

  • Tempo de Re-Construir - Profetas e Profetisas ontem e hoje: Este vídeo apresenta uma introdução ao profetismo na história de Israel, a partir da experiência concreta de uma comunidade de pescadores e de outros grupos que lutam pela vida.

Nossos Pais Nos Contaram/Dá-me Desta Água. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000)

  • Nossos Pais Nos Contaram - Introdução à leitura da Bíblia: Durante a organização da biblioteca comunitária, seu Armando partilha um pouco de suas experiências e conhecimetnos bíblicos com os jovens Marcos e Salete.

Com simpatia, um apresentadora vai articulando o conteúdo do vídeo, com explicações, reflexões e questionamentos.

 

  • Dá-me Desta Água- Método para ler a Bíblia: "A Bíblia é como um coco. Dentro dela existe uma água viva que reanima nossa esperança e fortalece nosso caminhar". Mas é preciso um método, um facão para abrir esse coco e deixar jorrar esta água viva.

Em Busca da Terra Prometida/Construindo Uma Nova Sociedade. Coleção Bíblia-Vida. Edição Dupla (2000)

  • Em Busca da Terra Prometida - A formação do Povo de Deus: O sonho de fazer parte de um povo que tenha terra, cidadania e uma vida abençoada está no coração da humanidade. Ao longo da história, muitos grupos têm buscado concretizar esse sonho. O povo de Israel, cuja história é contada na Bíblia, foi deles.

  • Construindo Uma Nova Sociedade - Caracterísitica da Sociedade Tribal: Entre os anos 1250 e 1000 a.C., o povo de Israel experimentou, ainda que de maneira limitada, o sonho de toda a humanidade: viver numa sociedade baseada na partilha e na solidariedade, onde se experimenta a presença do Deus Vivo.

 

 

 

© 2013 by CBVerbo | Desenvolvimento e Arte Luis Viper & Renato Azevedo

Entendendo o Evangelho de Marcos